Nosso Farol

(Provérbios 3:5-6/NTLH)

"Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo".

Mas, o quê é Heráldica de Domínio?

Ramo da Heráldica destinada a trabalhos, estudos, pesquisas, orientações voltadas à correta confecção de brasões de armas de domínio territoriais nacional e subnacional autônomos, isto é, estado, departamento, província, região, município, conforme cada país.

A Heráldica de Domínio tem uma ligação muito próxima da Heráldica da Realeza e Nobreza. Isso se dá pelo fato que réis e nobres desejam, necessitam que suas propriedades, digo, seus domínios (propriedades) sejam identificados, demarcados e informados, claramente, a todos, a quem pertence este ou aquele lugar, digo domínio. Ele sendo tratado com uma propriedade; está aqui uma das funções iniciais dos brasões de realeza e nobreza, dentre tantas outras que será transmitida aos futuros brasões de domínio, no Brasil e no Mundo.

Já foi dito aqui que nossos primeiros brasões de domínio foram os brasões das armas dos capitães donatários que passaram seus atributos a alguns atuais brasões municipais. Isso vai acontecer com armas de outros nobres que serão transmitidas a outros brasões municipais, em tempos mais recentes.

Vejamos o caso da Cidade ou Município de Ilhéus/BA que são as Armas simplificada do Donatário da Capitania Hereditária de Ilhéus, Jorge Figueiredo Correia acrescida de uma coroa mural, um listel e apoios. Agora, entenderam o porquê do "leão heráldico" em alguns brasões municipais do Estado de Pernambuco é o mesmo raciocínio.

Cuidado! Há outro "leão heráldico" em brasões municipais que podem ser o brasão da Família "Sousa" (do Prado) ou da Família "Silva".

E o mais interessante é que parte das Armas simplificadas dos Donatários serão vistas em brasões de armas institucionais governamentais ou não, civis ou militares e arisco em dizer em brasões de armas institucionais religiosos.

A Armaria de Domínio, além de necessitar, claro, de um heraldista, tratará em seus quadros de uma equipe ou grupo interdisciplinar, formada, sempre que possível, por: botânicos, geógrafos, historiadores, especialistas em taxonomia toponímica, paleontólogos etc.;
Image

Armas dos Donatários simplificadas

Image

Click na imagem e passe a conhecer os componentes, peças, figuras, nomes comuns em Heráldica de Domínio (em franca construção)

Image

Brasão de Armas de Domínio

Brasão de armas constituido por: escudo, sendo este a base física do domínio; encimado por uma coroa mural pousada representando a atual forma político administrativa. Tendo na base do escudo um listel (certidão de registros) formada pelo nome do lugar (topônimo) acompanhado de uma barra seguida da sigla do Estado, Província, Departamento, Região, conforme cada País, a qual está localizado o domínio e ainda data ou datas(Dia+Mês+Ano ou somente Ano), lema (Em Latim) e alcunha (Não necessariamente em Latim, poderá ser em Português). E por fim, ao lado do escudo, postos em apoios, supportes ou tenentes. Lembremos que os Dados ou Registros (nome do lugar, o Estado e equivalentes a este, data, datas, lema e alcunha) devem sempre permanecer no listel. Se necessário for poderemos ter a presença de mais de um Listel, desde que seja no local destinado a ele, a RH-3 (Região heráldica-3 ou Região localizada na base do escudo do brasão de armas de qualquer natureza).
Muita atenção. Escudo tem forma nacional e geométrica. Coronel é previsto na Heráldica de Nobreza e não na de Domínio; porém nada impede dele fazer parte da composição de um brasão de domínio, só não deve ocupar a posição RH-2, local do principal componente heráldico a identificar um brasão de armas de domínio, a coroa mural. Metal da coroa mural será ouro ou prata e está relacionado a atual ou antiga condição do domínio, se foi ou é capital, coroa mural dourada, forrada de vermelho e prata forrada de sable para as cidades sedes municipais. Não esqueçamos tanto as douradas quanto as pratas deverão ter cinco torres em perspectiva.

Brasões Municipais Existentes e Desconhecidos (do) no Brasil

Mais novo Brasão Municipal Brasileiro

Image

Brasão instituído pela Lei Municipal nº 1.023, de 23 de novembro de 2023, regulamentado pelo Decreto nº 838 de 05 de dezembro de 2023

Ao Clicar no Mapa abaixo você terá acesso aos dados oficiais dos Municípios (do) no Brasil, conforme IBGE.

Image
PARCEIROS
Image
Image
Image
Image
Image
Primeira Revista Digital a abordar os Temas:
Heráldica de Domínio e Registros Paleontológiscos em Entes Administrativos.
Image
Image
Image

Click em Google Tradutor e passe a ter acesso a esta muito boa ferramenta de tradução. Através de um feedback com a Google solicitamos a inclusão do Latim entre os idiomas da ferramenta, fomos atendido, Show!!!
DEPOIMENTOS
Essa obra maravilhosa do Jocélio Andrade, nada mais é do que o resultado árduo de longos anos de dedicação e Amor pela Heráldica, pois tudo que ele faz é carregado de excelência!! conseguir reunir em um sitio uma obra dessa magnitude é realmente para quem ama seus estudos e que nunca se cansou de desenvolver esse trabalho !!! parabéns Jocélio , esse é apenas uma gota no imenso oceano que é você!!! Continue sempre lutando para deixar um legado de homem valoroso e perserverante, e para ti o céu é o limite!!!
Meu pai de diversas obras que o senhor fez essa em particular lhe custou muito tempo de trabalho e esforço e mesmo com complicações e dificuldades o senhor foi contra as adversidades e conseguiu criar com excelência o site Brasão Municipal, pai que o seu amor por heráldica e pelos estudos nunca esfrie mas continue a aumentar mais e mais assim expandindo seu conhecimento, e nunca se esqueça que essa obra é apenas uma pedrinha no grandioso muro que o senhor está a construir...
...obra sem precedentes; contribuição valiosa para a heráldica de domínio do Brasil (particularmente), mas "brasaomunicipal.com", em atitude ousada - como ousado foi desde o embrião esse projeto ao pretender (e conseguiu) reunir em um único lugar os brasões de todos os municípios brasileiros - transcendeu fronteiras ao reunir brasões do mundo, cuidadosamente catalogados ao longo de mais de uma década de intensas pesquisas. Arrisco-me a dizer que há no Brasil, dois momentos no estudo dos brasões: antes e após "brasaomunicipal.com", tal a importância dessa obra para a heráldica de domínio.
Acompanho e colaboro com o trabalho do Jocélio desde 2011. Com empenho, dedicação, estudo e muito trabalho lançou este portal, que com o tempo irá se tornar importante fonte de dados e material a respeito da ciência heráldica e sua simbologia. Certamente, o acervo constituído e disponibilizado dos brasões municipais do Brasil é um importante marco, para a preservação da história e o fortalecimento da cultura das cidades brasileiras. Parabéns Jocélio! Grande abraço!
Parabéns Jocélio pela sua brilhante colaboração sobre a heráldica brasileira no contexto dos seus municípios. Uma instigante viagem que reforça o nosso sentimento de brasilidade. Congratulações toponímicas!!
Sou doutorando em Linguística Aplicada na UECE (Universidade Estadual do Ceará) e é com grande satisfação e alegria que venho dar meu depoimento sobre o trabalho do grande cearense (conterrâneo) Jocélio Andrade, sem dúvidas, um ícone quando o assunto é Heráldica municipal em nosso país, uma abundante fonte de conhecimento com um banco de dados incomparável sobre o tema. Orgulho de poder contar com sua essencial colaboração na construção de minha tese sobre a Heráldica municipal cearense... acima de tudo: PARABÉNS e OBRIGADO!
Parabéns ao professor @Jocélio Andrade pelo tão importante trabalho sobre brasões municipais, isso é muito importante para o nosso presente momento em que vivemos, como nos momentos vindouros,  uma vez tão relevante trabalho... Parabéns, professor, que sejas sempre abençoado e próspero em suas pesquisas maravilhosas,  quiçá houvessem mais obras assim tão boas...
Parabéns pela iniciativa e por apresentar um estudo de tão grande valor! Sou da área contábil e meu interesse na área pública está voltado a demonstrativos contábeis, prestações de contas, governança e auditoria governamental. Entretanto, nunca busquei conhecimento a respeito da Heráldica de domínio, mas posso afirmar que esse trabalho instigou o meu interesse pelo assunto. Percebi o quanto o autor Jocélio Andrade dedicou-se neste trabalho, que após anos de muito estudo, conseguiu trazer uma infinidade de dados que certamente agregarão conhecimento aos seus leitores. Imagino o quanto poderá servir de base aos estudiosos neste tema. Continue desenvolvendo estudos com essa riqueza de detalhes, pois nós é que seremos os beneficiados. Parabéns!
Caso você queira fazer um comentário ou depoimento sobre nossa obra e não deseja fazê-lo pelo Facebook, então nos envie para jocelioandrade@gmail.com que providenciaremos sua postagem com os demais.

Informação

Conceitos, expressões, ideias, imagens, método, documentos digitais em formatos  diversos contidos neste SITE podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, sem necessidade de autorização prévia, desde que seja incluída uma citação da fonte nos seguintes termos: SANTIAGO ANDRADE, Jocélio. Brasão Municipal. brasaomunicipal.com, 2020. Disponível em: <www.http://brasaomunicipal.com>. Acesso em: dia, mês e ano.

 
Já sobre o uso das informações em BRASÃO MUNICIPAL

Todo o conteúdo deste site pode ser reproduzido por meios eletrônicos e/ou mecânicos, incluindo impressões, fotocópias e gravações, exclusivamente para a divulgação das atividades de BRASÃO MUNICIPAL e sujeito às seguintes condições:
 
- Qualquer reprodução, total ou parcial, destinada a qualquer outra finalidade, desde que não autorizada expressamente por BRASÃO MUNICIPAL:HERÁLDICA DE DOMÍNIO com antecedência, representa uma violação dos direitos autorais da BRASÃO MUNICIPAL;
 
- Os avisos de reserva de direito (copyright) existentes em todas as páginas do site não podem ser destruídos, omitidos nem alterados sob nenhuma hipótese.
 
- O direito de uso das informações apresentadas não é exclusividade de nenhuma pessoa, física ou jurídica, nem mesmo sendo revendedor ou representante comercial de BRASÃO MUNICIPAL
 
- BRASÃO MUNICIPAL garante que as informações apresentadas são o retrato mais fiel possível da realidade a luz da Heráldica de Domínio, Geografia e História de cada Estado Brasileiro. No entanto, o SITE não será responsável por reclamações de terceiros de qualquer natureza, sendo considerada ofensiva ou não, perda de dados ou informações, custos com paralisações e lucros cessantes de qualquer espécie, decorrentes da utilização de quaisquer informações contidas neste site.
 
- BRASÃO MUNICIPAL reserva para si todos os direitos de uso não concedidos explicitamente pelas condições acima descritas.
 
- BRASÃO MUNICIPAL reconhece a propriedade de todas as marcas de terceiros, sejam elas registradas ou apenas de uso comercial, citadas neste site, mesmo quando não indicado explicitamente.
000319039
Hoje
Ontem
Esta semana
Semana anterior
Este mês
Mês anterior
Todos
514
532
1941
312322
16853
19619
319039

Your IP: 3.235.145.108
28/02/2024
Visitors Counter