O início

Image

Itapetinga/BA, 14 de maio de 2007

A exatos dezessete anos atrás nasciam nossos estudos relacionados com a HERÁLDICA, na nossa querida "Pedra Branca" ou Itapetinga/BA. Em 2010, lançaríamos nosso primeiro artigo HERÁLDICA DOMICILIAR pela Revista da Associação Paulista dos Municípios. Em 2020 a maior Revista voltada para assuntos paleontológicos publica "Heráldica paleontológica em entes administrativos: apresentação e possibilidades em brasões no Brasil." Por tudo isso e muito mais não poderíamos deixar de agradecer nesta data especial ao nosso Deus, Jesus Cristo, meus Pais, Manuel Andrade e Ana Santiago, minha Esposa amada, Sonia Santiago, meu Filho amado, Manuel Viktor, aos amigos Cb Barbosa de Itapetinga e o senhor Mário Baptista. 

Nosso Farol

(Provérbios 3:5-6/NTLH)

"Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo".

Lembretes muito importantes na HERÁLDICA DE DOMÍNIO MUNICIPAL:

Não existe Heráldica de Domínio Municipal
Sem escudo, coroa mural de urbe ou coroa mural, listel e apoios
Escudo, é a base territorial municipal, lugar de aspectos de natureza física e antropocultural...
Coroa Mural, é a representação da cidade sede municipal e ainda indicativo de organização político-administrativa...
Listel, é a certidão de registros municipais, lugar de topônimo, estado sede, nome do país, data (s), lei de criação, alcunha (s), lema (s), mote (s), coordenadas geográficas...
Apoios, são demonstrações de fé, de crença, de respeito com o sagrado (divino e religioso), de homenagem, respeito com o humano (políticos, militares, escritores, personagens históricos...), de indicativos históricos, de atividades econômicas, culturais, de matriz (es) energética (s), de fauna (s) e flora (s) passada, extinta ou em risco, de posição geográfica, de referência (s) toponímica (s), de setor (es) econômico (s): primário, secundário, terciário)...

Aspectos Físicos e Antropoculturais

É muito importante sabermos que num brasão de armas de domínio os aspectos de natureza física e antropocultural NÃO PODEM FALTAR ou ainda serem tratados de forma irrelevante, tornando as armas do domínio incompletas, quanto à história de seu povo, de seu governo e de seu território...

Perfil heráldico de registro?

Ao longo da História individual, cada brasão municipal foi se particularizando através de suas características formadoras de sua composição heráldica, quanto ao uso de um escudo, de uma coroa mural, de um ou mais listéis, de um listel associado a uma peça-listel, de uma peça-listel apenas, e de apoios. Há brasões que podem deixar de trazer um ou mais componentes acima em suas composições. A partir de uma destas características, dividimos, classificamos os atuais brasões municipais quanto ao seu perfil heráldico de registro, este, os individualizam a partir de seus registros presentes em listel, listel e peça-listel e ainda somente peça-listel, existentes ou não.
Logo, perfil heráldico de registro será:
A indicação da existência de um listel ou maisde um listel e uma peça-listelde uma peça-listel, somente, todos carregados com registros, ou dados, em um brasão de armas de domínio;
A indicação da ausência de um listel, de listel com peça-listel, de somente peça-listel, todos carregados com registros ou dados, em um brasão de armas de domínio;
A indicação da existência apenas de registros ou dados sem listel, sem peça-listel em um brasão de armas de domínio. 
Atualmente, foram catalogados por Brasão Municipal 35 (trinta e cinco) perfis para os brasões municipais brasileiros conhecidos, sendo que este número poderá manter-se, ou não. 

Brasões Municipais Brasileiros

Trinta e cinco perfis heráldicos de registros

Perfis em ordem de ocorrência

Click na imagem e tenha acesso ao E-book que está à venda na AMAZON

Image

Perfil 09 (Tomo I, II, III, IV, V, VI)

Image

Perfil 22

Image

Perfil 01

Image

Perfil 04

Image

Perfil 17

Image

Perfil 35

Image

Perfil 34

Image

Perfil 20

Image

Perfil 06

Image

Perfil 02

Image

Perfil 11

Image

Perfil 24

Image

Perfil 12

Image

Perfil 30

Image

Perfil 10

Image

Perfil 33

Image

Perfil 08

Image

Perfil 29

Image

Perfil 03

Image

Perfil 23

Image

Perfil 25

Image

Perfil 15

Image

Perfil 31

Image

Perfil 32

Image

Perfil 19

Image

Perfil 21

Image

Perfil 27

Image

Perfil 05

Image

Perfil 13

Image

Perfil 26

Image

Perfil 07

Image

Perfil 14

Image

Perfil 16

Image

Perfil 18

Image

Perfil 28

Lema ou Divisa

Serão palavras, frases ou orações, que deverão ser escritas, em latim e postas no listel e não fora dele por convenção e tradição. Lemas, topônimos fora de listel quando postos acima de timbres, de coroas murais, de supportes presentes em Rh-02 ou ainda postos na Rh-02 serão chamados ou considerados "grito de guerra ou mote". Cuidado não confundir lema com slogan de campanha política que muitas vezes é levado para fazer parte da administração quando ela assume ou reassume, o poder local. Já o lema ou divisa retrata atributos de reis, rainhas, nobres e ainda de família ou membro de maior destaque, relevância na mesma, segundo a heráldica de nobreza. Serve de exortação, guia (direção), motivação para pessoas, lugares, na heráldica de domínio. São considerados secundários motivadores e qualificativos.
Image

Adolfo/SP (Perfil 04)

Image

Água Preta/PE (Perfil 06)

Image

Nova Olinda/PE (Perfil 07)

Image

Alto Garças/MT (Perfil 11)

Image

Monte Negro/RS (Perfil 13)

Image

Itaquara/BA (Perfil 14)

Image

Alta Floresta/MT (Perfil 17)

Image

Perfil 19

Image

Perfil 24

Image

Perfil 26

Image

Perfil 28

Image

Perfil 30

Image

Perfil 31

Brasão de Armas e a INTERNET

Com o advento da INTERNET, sobretudo, as pessoas começaram a ter mais facilidades e acesso a informações que até então eram de natureza "LOCAL". Pessoas mais e mais buscam por dados na forma variada, imagens diversas em diferentes campos do saber, seja por necessidade política, profissional, de ensino, comercial, turística... O brasão de armas de domínio é uma daquelas imagens cujas origens estão na Heráldica de domínio, e é muito comum no dia a dia de pessoas, governos, relações comerciais, culturais nacionais, internacionais via documentos, placas, cartazes, bandeiras, etc.; notoriamente, se faz necessário que tenhamos símbolos heráldicos de domínio plenos quanto a seus componentes e informações escritas previstas para estarem no brasão, pois quando pessoas, grupos diversos, governos os manusearem não tenham dúvida a qual cidade, condado, estado, departamento, município, país, paróquia, província, região pertence. Chamemos a atenção para um dos componentes heráldicos do brasão de domínio o qual vem carregado com informações na forma de registros primários e secundários, a certidão de registros do brasão, o listel, componente responsável em trazer em si o topônimo; estado sede(departamento, distrito, paróquia, província, região); país; marcos cronológicos; alcunha, lema, coordenadas geográficas, etc.; não podemos esquecer que o topônimo deve ser seguido de uma barra invertida acompanhada da sigla do estado sede ou equivalente, conforme cada país, assim como os marcos cronológicos por letras iniciais dos eventos que os representam na forma proposta pelo método das letras sobrescritas e ainda caso haja lema, este deverá ser escrito em Latim, conforme figura "A". Lembremos que não se faz necessário que a alcunha quando existir esteja também escrita na língua de Cícero, dos Césares. Existem brasões municipais que trazem a lei de criação à vila ou a cidade do município, nestes casos não haverá a necessidade de se aplicar o método acima, pois tal registro é autoexplicativo.
Image

A

Image

B

Image

C

Perguntas?

A)Qual o nome do lugar e o Estado sede das imagens "B" e "C"?

B)Qual o significado dos registros presentes na certidão de registros das imagens "B" e "C"?

C)Qual o lema das imagens "B" e "C"?

D)Ambas as imagens "B" e "C" são brasões de armas de qual natureza: real, nobiliárquica ou de domínio?
Nota: caso você deseje que sua resposta conste em nosso SITE, nos envie um e-mail para jocelioandrade@gmail.com

Parcerias Internacionais

Image
Informamos com muita alegria, a parceria internacional, entre nosso portal com a Heráldica Cívica Italiana.
Image
A Heráldica de Domínio Portuguesa, também junta-se a nós!!!
Image
A Heráldica de Domínio Francesa, também junta-se a nós!!!

Mas, o quê é Heráldica de Domínio?

Um dos ramos da Mãe-Heráldica destinada a trabalhos, estudos, pesquisas, orientações voltadas à correta confecção de brasões de armas de domínio (território) nacional e subnacional sendo autônomos, isto é, estado, departamento, província, região, município, conforme cada país.

A Heráldica de Domínio tem uma ligação muito próxima da Heráldica da Realeza e Nobreza. Isso se dá pelo fato que réis e nobres desejam, necessitam que suas propriedades, digo, seus domínios (propriedades) sejam identificadas, demarcadas e informadas, claramente, a todos, a quem pertence este ou aquele lugar, o domínio.

Domínio sinônimo de propriedade estando aqui uma das funções iniciais dos brasões de realeza e nobreza.

Já foi dito aqui que nossos primeiros brasões de domínio foram os brasões das armas pessoais dos capitães donatários desta forma passaram seus atributos a alguns atuais brasões municipais. Isso acontecendo também com as armas de outros nobres, em tempos mais recentes.

Vejamos o caso da Cidade ou Município de Ilhéus/BA que são as Armas simplificada do Donatário da Capitania Hereditária de Ilhéus, Jorge Figueiredo Correia acrescida de uma coroa mural, um listel e apoios. 

Agora, entenderam o porquê do "leão heráldico" em alguns brasões municipais do Estado de Pernambuco é o mesmo raciocínio, até porque o leão não faz parte da fauna nativa brasileira e sim a onça.

Cuidado! Há outro "leão heráldico" em brasões municipais que podem ser o brasão da Família "Sousa" (do Prado) ou da Família "Silva".

E o mais interessante é que parte das Armas simplificadas dos Donatários serão vistas em brasões de armas institucionais governamentais ou não, civis ou militares e arisco em dizer em brasões de armas institucionais religiosos.

A Armaria de Domínio, além de necessitar, claro, de um heraldista, tratará em seus quadros de uma equipe ou grupo interdisciplinar, formada, sempre que possível, por: botânicos, geógrafos, historiadores, especialistas em taxonomia toponímica, paleontólogos etc.;

Armas dos Donatários simplificadas

Image

Marcos iniciais da Heráldica de Domínio Nacional e Municipal

Image
18 de setembro de 1822
Armas Imperiais do Brasil
Image
25 de setembro de 1937
Armas Municipais de Campinas/SP (Reformadas)
Image

Click na imagem e passe a conhecer os componentes, peças, figuras, nomes comuns em Heráldica de Domínio (em franca construção)

Image

Brasão de Armas de Domínio

Brasão de armas constituído por: escudo, sendo este a base física do domínio; encimado por uma coroa mural pousada representando a atual forma político administrativa. Tendo na base do escudo um listel (certidão de registros) formada pelo nome do lugar (topônimo) acompanhado de uma barra seguida da sigla do Estado, Província, Departamento, Região, conforme cada País, a qual está localizado o domínio e ainda data ou datas (Dia+Mês+Ano ou somente Ano), lema (Em Latim) e alcunha (Não necessariamente em Latim, poderá ser em português). E por fim, ao lado do escudo, postos em apoios, supportes ou tennentes. Lembremos que os Dados ou Registros (nome do lugar, o Estado e equivalentes a este, data, datas, lema e alcunha) devem sempre permanecer no listel. Se necessário for poderemos ter a presença de mais de um Listel, desde que seja no local destinado a ele, a Rh-03 (Região heráldica-3 ou Região localizada na base do escudo do brasão de armas de qualquer natureza).
Muita atenção. Escudo tem forma nacional e geométrica. Coronel é previsto na Heráldica de Nobreza e não na de Domínio; porém nada impede dele fazer parte da composição de um brasão de domínio, só não deve ocupar a posição Rh-02, local do principal componente heráldico a identificar um brasão de armas de domínio, a coroa mural. Metal da coroa mural será ouro ou prata e está relacionado a atual ou antiga condição do domínio, se foi ou é capital, coroa mural dourada, forrada de vermelho e prata forrada de sable para as cidades sedes municipais.

NOMENCLATURA DA COROA MURAL

Image
Image

VAMOS CONTAR AS TORRES

Image
Image
Image

Coroas Murais pelo Mundo

Image

Coroa mural Brasileira (Cidade)

Image

Coroa Mural Francesa (Cidade)

Image

Coroa Mural Portuguesa (Cidade)

Image

Coroa Mural Espanola (Cidade)

Image

Coroa Mural Italiana (Cidade)

Image

Coroa Mural Romena (Cidade)

Brasões Municipais Existentes e Desconhecidos (do) no Brasil

Mais novo Brasão Municipal Brasileiro

Image

Brasão instituído pela Lei Municipal nº 1.023, de 23 de novembro de 2023, regulamentado pelo Decreto nº 838 de 05 de dezembro de 2023

Ao Clicar no Mapa abaixo você terá acesso aos dados oficiais dos Municípios (do) no Brasil, conforme IBGE.

Image
PARCEIROS
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Primeira Revista Digital a abordar os Temas:
Heráldica de Domínio e Registros Paleontológiscos em Entes Administrativos.
Image

Click em Google Tradutor e passe a ter acesso a esta muito boa ferramenta de tradução. Através de um feedback com a Google solicitamos a inclusão do Latim entre os idiomas da ferramenta, fomos atendido, Show!!!
Image
INDICAÇÕES DE BRASÃO MUNICIPAL
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

SIGMINE

Image

SIGIBGE

Image

SERVIÇOS - GEOLOGIA.GIS

Image

SGB - CPRM (Léxico Estratigráfico do Brasil)

Image
Image

Glossário/SGB/CPRM

DEPOIMENTOS
Essa obra maravilhosa do Jocélio Andrade, nada mais é do que o resultado árduo de longos anos de dedicação e Amor pela Heráldica, pois tudo que ele faz é carregado de excelência!! conseguir reunir em um sitio uma obra dessa magnitude é realmente para quem ama seus estudos e que nunca se cansou de desenvolver esse trabalho !!! parabéns Jocélio , esse é apenas uma gota no imenso oceano que é você!!! Continue sempre lutando para deixar um legado de homem valoroso e perserverante, e para ti o céu é o limite!!!
Meu pai de diversas obras que o senhor fez essa em particular lhe custou muito tempo de trabalho e esforço e mesmo com complicações e dificuldades o senhor foi contra as adversidades e conseguiu criar com excelência o site Brasão Municipal, pai que o seu amor por heráldica e pelos estudos nunca esfrie mas continue a aumentar mais e mais assim expandindo seu conhecimento, e nunca se esqueça que essa obra é apenas uma pedrinha no grandioso muro que o senhor está a construir...
...obra sem precedentes; contribuição valiosa para a heráldica de domínio do Brasil (particularmente), mas "brasaomunicipal.com", em atitude ousada - como ousado foi desde o embrião esse projeto ao pretender (e conseguiu) reunir em um único lugar os brasões de todos os municípios brasileiros - transcendeu fronteiras ao reunir brasões do mundo, cuidadosamente catalogados ao longo de mais de uma década de intensas pesquisas. Arrisco-me a dizer que há no Brasil, dois momentos no estudo dos brasões: antes e após "brasaomunicipal.com", tal a importância dessa obra para a heráldica de domínio.
Acompanho e colaboro com o trabalho do Jocélio desde 2011. Com empenho, dedicação, estudo e muito trabalho lançou este portal, que com o tempo irá se tornar importante fonte de dados e material a respeito da ciência heráldica e sua simbologia. Certamente, o acervo constituído e disponibilizado dos brasões municipais do Brasil é um importante marco, para a preservação da história e o fortalecimento da cultura das cidades brasileiras. Parabéns Jocélio! Grande abraço!
Parabéns Jocélio pela sua brilhante colaboração sobre a heráldica brasileira no contexto dos seus municípios. Uma instigante viagem que reforça o nosso sentimento de brasilidade. Congratulações toponímicas!!
Sou doutorando em Linguística Aplicada na UECE (Universidade Estadual do Ceará) e é com grande satisfação e alegria que venho dar meu depoimento sobre o trabalho do grande cearense (conterrâneo) Jocélio Andrade, sem dúvidas, um ícone quando o assunto é Heráldica municipal em nosso país, uma abundante fonte de conhecimento com um banco de dados incomparável sobre o tema. Orgulho de poder contar com sua essencial colaboração na construção de minha tese sobre a Heráldica municipal cearense... acima de tudo: PARABÉNS e OBRIGADO!
Parabéns ao professor @Jocélio Andrade pelo tão importante trabalho sobre brasões municipais, isso é muito importante para o nosso presente momento em que vivemos, como nos momentos vindouros,  uma vez tão relevante trabalho... Parabéns, professor, que sejas sempre abençoado e próspero em suas pesquisas maravilhosas,  quiçá houvessem mais obras assim tão boas...
Parabéns pela iniciativa e por apresentar um estudo de tão grande valor! Sou da área contábil e meu interesse na área pública está voltado a demonstrativos contábeis, prestações de contas, governança e auditoria governamental. Entretanto, nunca busquei conhecimento a respeito da Heráldica de domínio, mas posso afirmar que esse trabalho instigou o meu interesse pelo assunto. Percebi o quanto o autor Jocélio Andrade dedicou-se neste trabalho, que após anos de muito estudo, conseguiu trazer uma infinidade de dados que certamente agregarão conhecimento aos seus leitores. Imagino o quanto poderá servir de base aos estudiosos neste tema. Continue desenvolvendo estudos com essa riqueza de detalhes, pois nós é que seremos os beneficiados. Parabéns!
Prezado senhor Jocélio Andrade. Quero congratulá-lo pelo exuberante trabalho sobre a Heráldica de domínio. Na qualidade de professor pós-graduado em geografia, tenho uma profunda atração pela heráldica, sobretudo, a de domínio. Vejo o nosso país, atualmente, tão carente de heraldistas, pois a maioria deles já se foram, como o prof. Arcinoé Antônio Peixoto de Faria, Lauro Ribeiro Escobar, dentre outros. Faço comparação do vosso trabalho ao do renomado heraldista português e ex-presidente do Instituto Português de Heráldica - Miguel Metelo de Seixas no livro intitulado "Bibliografia de Heráldica Medieval Portuguesa" e também de Armando de Mattos no livro Manual de Heráldica Portuguesa de 1941. Que Deus o ilumine sempre e possa difundir cada vez mais essa ciência tão importante que é a Heráldica. É com imensa satisfação que tive o privilégio de observar seu trabalho e fiquei encantado com tamanha dedicação e aprofundamento ao conhecimento da heráldica cívica.
Caso você queira fazer um comentário ou depoimento sobre nossa obra e não deseja fazê-lo pelo Facebook, então nos envie para jocelioandrade@gmail.com que providenciaremos sua postagem com os demais.

Informação

Conceitos, expressões, ideias, imagens, método, documentos digitais em formatos  diversos contidos neste SITE podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, sem necessidade de autorização prévia, desde que seja incluída uma citação da fonte nos seguintes termos: SANTIAGO ANDRADE, Jocélio. Brasão Municipal. brasaomunicipal.com, 2020. Disponível em: <www.http://brasaomunicipal.com>. Acesso em: dia, mês e ano.

 
Já sobre o uso das informações em BRASÃO MUNICIPAL

Todo o conteúdo deste site pode ser reproduzido por meios eletrônicos e/ou mecânicos, incluindo impressões, fotocópias e gravações, exclusivamente para a divulgação das atividades de BRASÃO MUNICIPAL e sujeito às seguintes condições:
 
- Qualquer reprodução, total ou parcial, destinada a qualquer outra finalidade, desde que não autorizada expressamente por BRASÃO MUNICIPAL:HERÁLDICA DE DOMÍNIO com antecedência, representa uma violação dos direitos autorais da BRASÃO MUNICIPAL;
 
- Os avisos de reserva de direito (copyright) existentes em todas as páginas do site não podem ser destruídos, omitidos nem alterados sob nenhuma hipótese.
 
- O direito de uso das informações apresentadas não é exclusividade de nenhuma pessoa, física ou jurídica, nem mesmo sendo revendedor ou representante comercial de BRASÃO MUNICIPAL
 
- BRASÃO MUNICIPAL garante que as informações apresentadas são o retrato mais fiel possível da realidade a luz da Heráldica de Domínio, Geografia e História de cada Estado Brasileiro. No entanto, o SITE não será responsável por reclamações de terceiros de qualquer natureza, sendo considerada ofensiva ou não, perda de dados ou informações, custos com paralisações e lucros cessantes de qualquer espécie, decorrentes da utilização de quaisquer informações contidas neste site.
 
- BRASÃO MUNICIPAL reserva para si todos os direitos de uso não concedidos explicitamente pelas condições acima descritas.
 
- BRASÃO MUNICIPAL reconhece a propriedade de todas as marcas de terceiros, sejam elas registradas ou apenas de uso comercial, citadas neste site, mesmo quando não indicado explicitamente.
000411444
Hoje
Ontem
Esta semana
Semana anterior
Este mês
Mês anterior
Todos
215
521
4601
403494
15112
26234
411444

Your IP: 3.236.83.14
19/06/2024
Visitors Counter